domingo, 20 de novembro de 2011

O profissional de Gestão da Informação

A partir do reconhecimento da sociedade de que a informação é insumo essencial e estratégico para pessoas, grupos e instituições exercerem suas atividades, o mercado de trabalho passou a exigir dos profissionais uma postura voltada a quatro ângulos: empreendedora para envidar esforços em prol de um futuro promissor aos negócios; competente e hábil para atuar de modo eficiente e eficaz na aplicação de técnicas e conhecimentos; compromissada para assumir responsabilidades em relação às metas coletivas e organizacionais; e visão global e contextual para considerar todos os diferentes fatores (econômicos, sociais, culturais entre outros) que se inserem na prudente tomada de decisões dos negócios.

Sobre a atuação em Gestão da Informação, há tempos diversos autores ja prenunciavam sua importância:

A Gestão da Informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação relevantes para a organização, tanto de recursos gerados internamente como os produzidos externamente e fazendo apelo, sempre que necessário, à tecnologia da informação.
(WILSON, T. D. Towards an information management curriculum. Journal of information Science, v. 15, n.4/5, p. 203-209, 1989)

Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar de um repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repertório.
(ZORRINHO, C. Gestão da Informação. Lisboa: Iapmei, 1995)

O gerenciamento da informação é, atualmente, tanto do ponto de vista acadêmica como das suas aplicações no mundo dos negócios, um assunto de maior relevância. Dentro do contexto econômico, essa função é considerada como uma das responsáveis pelo sucesso das organizações, seja em nível de sobrevivência ou no estabelecimento de maior competitividade.
(BEURER, I. M. Gerenciamento da Informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2000)

... conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as empresas obtêm, distribuem e usam a informação e o conhecimento. Considerar a administração informacional um processo pode parecer elementar. Ainda assim, ouças organizações sistematizam essa abordagem.
(DAVENPORT, T. Ecologia da Informação. São Paulo: Ed. Futura, 2000)

A Gestão da Informação, sendo uma disciplina relativamente nova que tenta fazer a ponte entre a gestão estratégica e a aplicação das tecnologias de informação nas empresas, procura, em primeiro lugar, tentar perceber qual a informação que interessa à empresa, para em seguida, definir processos, identificar fontes, modelar sistemas.
(BRAGA, A. A Gestão da Informação. Millenium – Revista do ISPV, Viseu, n.35)

A gestão da Informação, profissão em espansão no Brasil, vem ganhando prestígio e se tornando indispensável em todos os ambientes organizacionais que compartilham do reconhecimento acima colocado, e que buscam profissionais integrados com tal postura, no que se refere ao trabalho com conteúdos, formatos e gestão de dados, informações e conhecimentos.

Ser Gestor da Informação é, portanto:

  • ter a capacidade de resolver situações-problema que envolvam: a coleta (busca, seleção e avaliação), o tratamento (armazenamento, processamento, e aplicação de recursos para a sua recuperação), a análise, a disseminação, a distribuição e o uso da informação, onde quer que ela exista e/ou seja necessária;
  • agir com perspicácia nos processos produtivos para alavancar a inteligência organizacional;
  • trabalhar o monitoramento informacional das áreas operacionais, táticas e estratégias da organização, a fim de identificar, corrigir e suprir lacunas, excessos e uso indevido de dados e informações.


Referencia: UFPR

http://www.decigi.ufpr.br/perfildoprofissional.htm

2 comentários:

Hadson disse...

Muito bom, parabéns!

Anônimo disse...

Vlw!!!!

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